quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Hoje é dia de? #01


Assinalar o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre factos reais da doença.


Cancro em Portugal
  • Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, logo, a cada hora 3 pessoas morrem vítimas da doença. Por ano são registados 25.000 óbitos.
  • Os cancros que mais matam são os do cólon, laringe, brônquios, pulmão e estômago.
Dados sobre o cancro
  • O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem vítimas de cancro e estima-se que a doença será responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015.
  • O cancro contabiliza mundialmente mais mortes que VIH/SIDA, tuberculose e malária juntos. Das 7,6 milhões de mortes por cancro no mundo em 2008, mais de 55% ocorreram em regiões menos desenvolvidas. Em 2030, estima-se que de 60 a 70% dos 21,4 milhões de novos casos de cancro ocorrerão nos países em desenvolvimento.
  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.
  • Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20 a 40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento.
(Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-de-luta-contra-o-cancro/)

Já tive um caso na minha familia que felizmente teve cura.
O conselho que dou a todos é de prevenirem! Desconfiem de sinais, caroços, façam análises e exames anualmente, só assim podem detetar a tempo de curar!

Batom e Canela

Sem comentários:

Enviar um comentário